Home

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Resenha - Despertar - Lisa McMann

Imagine se você tivesse o poder de entrar no sonho das pessoas próximas a você, pode parecer um dom, mas também pode te fazer presenciar coisas que lhe fariam implorar para perder essa habilidade. Essa é a história de Janie, uma garota pobre de 17 anos  que mora com uma mãe alcoólatra e trabalha numa casa de repouso. Não existe glamour na vida de Janie, ela trabalha como uma louca para conseguir alguma grana para cursar a faculdade, tem poucos amigos (ou na realidade, apenas Carrie, sua amiga desde a infância), e vive debilitada fisicamente por causa dos espasmos que tomam conta dela toda vez que alguém começa a sonhar por perto.

 Os sonhos podem ser desde os que te fariam corar (não é saudável ficar sabendo das fantasias sexuais dos seus colegas adolescentes de classe) até horríveis lembranças de guerra e pesadelos com traumas de infância, tudo é incrivelmente desgastante para ela, mas ela parece aceitar seu fardo, até conhecer Cabel.

Bonito, misterioso, estuda na mesma escola que ela (parece uma formula pré feita, realmente a época de escola é tão complicada que acho bem compreensível o sonho de qualquer garota ser o de encontrar uma figura realmente misteriosa e intrigante na escola, é o mesmo que acontece em crepúsculo não?). Cabel é bem esquisito, mas não é um Cullen, no entanto a atração entre os dois é inevitável. Cabel parece brincar com seus sentimentos, fazendo-a acreditar que ele gosta dela, mas as coisas começam a dar errado, ela não sabe se ele não passa de um mentiroso ou se ele esconde um segredo maior do que ela imagina.

Uma das passagens que mais me incomodou no livro foi fato de ela, assistindo aos sonhos de Cabel, presencia a cena de sexo entre ele e Shay, uma garota que gosta dele. Realmente não deve ser fácil conviver com uma cena dessas, mesmo que sonhos não sejam retratos fiéis da realidade, é quase uma releitura dos poderes psíquicos da Sookie Stackhouse de True Blood, MAS, Sookie consegue controlar a leitura de pensamentos, enquanto Janie é puxada para dentro dos sonhos e pesadelos e é forçada a assistir os segredos e fantasias das pessoas.

Claro que em sua jornada, ela precisa aprender a controlar esse dom, e também descobrir como torná-lo útil, mas vamos poupá-los de spoilers. Vale a pena, e o formato "diário" do livro faz com que seja bem rápido de ler, a narrativa é bem fragmentada, o que acho que se justifica já que sonhos não tem lógica, pulam em tempo e espaço.


Despertar é apenas o primeiro livro da trilogia de Lisa McMann, que possui os livros Fade - Desvanecer e Gone - Desaparecer (lançados aqui no Brasil pela Editora Novo Século).

Existe a posibilidade de ser um dos livros a sucederem a saga Crepúsculo no cinema, com rumores de que Miley Cyrus interpretará Janie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...